Notícias

Guia ilustrado identifica Onças-Pintadas do Pantanal Norte

Quantas onças-pintadas vivem no Pantanal Norte? Essa é a resposta que a zoologista Abigail Martin tenta encontrar há quatro anos.

Depois da graduação, a americana aproveitou a estadia no Brasil para produzir um guia com fotos e informações dos felinos identificados. O que ela não esperava era que o passa tempo se tornaria um grande projeto.

“De 2013 a 2015 eu trabalhei na construção do Jaguar Field Guide com minhas fotos e fotos dos turistas. Usando a acessibilidade das mídias sociais, a ideia do projeto começou a ganhar popularidade, além de nos permitir coletar dados à distância”, conta.

Depois de publicar a primeira edição do guia, com 22 onças avistadas na região, o projeto ganhou novos colaboradores, reforço importante para a identificação dos felinos.

“Nós atualizamos o guia toda a temporada. Hoje, o Jaguar Fiel Guide 2019 tem 32 indivíduos”, destaca a zoologista, que aposta na ciência cidadã para atingir o principal objetivo do projeto: aumentar a conscientização educacional e melhorar a experiência de reconhecimento e visualização das onças que habitam a região do Porto Jofre, no Mato Grosso.

“Com a ciência cidadã, estudamos o comportamento, a biologia e a ecologia das onças-pintadas”
— Abigail Martin, zoologista

O trabalho conta com ajuda de voluntários, como a da fotógrafa de natureza Izalete Tavares, que colaborou com a captura de dados durante um mês. “Durante o tour de barco, para mostrar as onças aos turistas, fiquei responsável por fotografar os felinos e coletar informações. O meu período no projeto foi incrível”, lembra.

Entre os registros, Izalete destaca os cliques feitos na época de seca, quando o rio está mais baixo. “Isso proporciona melhores chances de ver cenas mais legais, como elas nadando”, diz.

Batismo das onças

De acordo com a fotógrafa, cada onça tem sua própria personalidade e características únicas na pelagem, o que facilita o reconhecimento do indivíduo. “Fazemos a identificação do felino por usas rosetas (manchas), especialmente as da face. Por isso, uma foto de perfil é sempre muito importante”, completa.

As manchas pretas, de diferentes tamanhos, funcionam como a “impressão digital” do felino, pois cada indivíduo possui um padrão único de pelagem

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Fechar Menu